quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Testemunho dos seminaristas


Testemunho de Cherlison Carneiro
Cherlison Carneiro cursa o III ano de Filosofia no Seminário São Pio X e Ciências da Religião no IESPES na cidade de Santarém/Pará
Durante  minha vivência na minha comunidade, percebi que algo precisava ser melhorado na catequese, nos encontros de jovens, de crisma, de celebração da palavra, etc. Resolvi então sair do meu “eu” e participar com o povo. Fui me envolvendo junto com os jovens, com as pessoas e a partir daí ser celebrante de culto, orientador de crisma, de grupo de jovem e as pessoas cada vez mais gostavam.
Desde então já freqüentava a igreja, ia com a mamãe todos os domingos  ou quando tinha outras celebrações.
Percebi que no decorrer dos tempos  as coisas mudaram. Lembro que numa certa tarde, lá estava eu brincando de bola com os meus colegas. Estava tão bem e logo depois apareceu um jovem perguntando se eu queria participar de um encontro na cidade de Santarém. Na mesma hora disse que não. Quando já ia para casa, o professor me chamou e disse para mim:
_ Que tal você fazer uma experiência, será que não é o momento?
Cheguei em casa, sentei em um banco e comecei a refletir sobre as palavras do professor. Olhei para a mamãe, mas não disse nada. No entanto tinha logo que dá uma resposta. Então resolvi chamar a mamãe e dizer pra ela o que eu estava sentindo. Ela me ouviu bem e me deu toda a força possível. Ouvindo aquilo me senti entusiasmado para participar do encontro e foi o que eu fiz.
Vejo que Deus chama a gente de varias formas em qualquer momento de nossa vida em qualquer lugar onde nós estivermos.
Minha felicidade se contempla nele e com ele quero seguir.
Que Deus me faça sempre ser generoso e evangelizador da palavra.






Seminarista Lourenço

Seminarista Lourenço cursa o I ano de Filosofia no seminário São Pio X

O chamado

“Fala Senhor que teu servo escuta” (1 Sm 3,10)

Deus nos chama de várias formas, maneiras, cabe a nós prestar atenção e estar atentos para esse momento tão especial que Deus nos proporciona. Nos chama para sermos anunciadores de sua palavra e dar testemunho de sua vida, que através do anuncio possa manter viva a consciência crítica do povo. A vocação de cada pessoa é simples, mas cada chamado exige de nós uma resposta. Porem Deus nos escolhe para exercer uma função dentro de seu projeto, que é voltado para a liberdade e a vida. Mas para isso é preciso distinguir com bastante atenção a voz de Deus, sem confundir com a voz daqueles que mantém viva em seus corações a escuridão.
Sendo de uma família católica dedicada ao trabalho de evangelização, sempre acompanhava meu pai nos trabalhos da Igreja. Ele percebendo que estava sendo útil nos serviços, queria que eu fizesse uma experiência no Seminário, só que na época tinha apenas dez anos de idade. Com dez anos estava descobrindo um pouco das maravilhas e empecilhos que o mundo oferece porém a ideia permaneceu em minha memória. Continuei trabalhando, sempre com apoio dos mais experientes, sempre assumia compromissos. O povo da comunidade sempre me incentivando me dando apoio para que eu viesse para o Seminário. Dizia que jamais iria ser padre, ou melhor, iria estudar nessa instituição. Passaram anos e sempre com aquela ideia em minha cabeça. Com meu engajamento nos trabalhos da Igreja, já entendia o trabalho que dava o processo de evangelização. Tentando formar um grupo de jovens na comunidade, surgiu um encontro na paróquia, encontro vocacional, pois estávamos no mês vocacional, agosto. Disseram que tinha que ir, mas nem imaginava o que ia ocorrer no encontro. Então, no decorrer do encontro conversando com outros jovens que estavam lá, uma jovem falou para mim que eu tinha grande potencial, que quem sabe se estudasse para ser padre eu prosperava. Nesse momento embaralhou tudo na minha cabeça, perguntei como faria, ela simplesmente respondeu, se quiseres é só falar com o padre. Foi aí que eu disse para eu mesmo, vou tentar fazer uma experiência. Falei com meu pároco que me explicou todo o processo que tinha que fazer, até aí tudo bem, mas para quem sempre disse que não queria ser padre seria um pouco confuso para a família...

Nenhum comentário:

Postar um comentário