quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O SIM DE MARIA TAMBÉM É O MEU SIM!

“Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

O anjo Gabriel ajuda Maria a tomar consciência do chamado de Deus e da missão para a qual ele a escolheu: ser a mãe do Salvador. Maria partilha com outras pessoas a graça recebida e, apresentando Jesus Cristo, torna-se a primeira missionária. Ela é um belo exemplo de obediência e humildade, para nós na Amazônia e para todos os que querem fazer a vontade de Deus, como discípulos missionários de Jesus Cristo.
Desde 2007, quando iniciou a Experiência Missionária em Santarém, tenho observado a importância de dizer sempre sim aos apelos de Deus e deixar que Ele se faça mais presente em minha vida. Na Experiência Missionária, somos agraciados pelo encontro com a Palavra de Deus que é força, e pelas realidades que se apresentam a nós como desafios que devem ser ultrapassados por meio da fé e esperança, que nos motivam para o seguimento de Jesus. As realidades são diversas e trazem muitos sofrimentos: famílias destruídas, desemprego, doenças, estradas quase intransitáveis, falta de infra-estrutura para o atendimento à saúde, pessoas que venderam suas terras e, por incrível que pareça, falta de água potável em muitas comunidades, além de outras dificuldades.
Em meio a tantos problemas, muitos não encontram meios para a superação; já se encontram cansados. Mas, isto não significa que já desistiram da batalha. Certamente, estão esperando alguém que seja capaz de tocar-lhes o coração e fazer reviver a esperança que Jesus Cristo ressuscitado nos traz.
A vida de Maria, como discípula missionária, nos mostra que, diante dessas e outras situações de sofrimento, a Palavra de Deus é fermento, sal e luz para as comunidades. Em cada família que visitei nas três experiências missionárias passadas, percebi o carinho que manifestam para com Nossa Senhora e, como a escuta da história de vida das pessoas e a meditação da Palavra de Deus fizeram daquele momento um verdadeiro encontro com a pessoa de Jesus. Então, o exercício missionário me faz descobrir que a vocação e missão têm sua raiz em Deus e é ele mesmo quem deseja que eu seja discípulo missionário de Jesus Cristo, nesta Amazônia tão desafiadora, mas que me traz tanta alegria!
Nesta experiência missionária que se avizinha, quero, como Maria, proclamar: “Faça-se em mim segundo a tua palavra!”, experimentando o que significa ser servo da Palavra, testemunha de Jesus Cristo, caminho e esperança em nossa vida em meio à realidade do povo.

Seminarista Francisco de Assis Lima dos Santos

(Diocese de Santarém)

SANTOS, Francisco de Assis Lima. O sim de Maria também é o meu sim! Na expectativa da Missão. Santarém, o7 de outubro de 2010, Tiagão, p. 2

Um comentário:

  1. MEU IRMÃO, QUE DEUS, NOSSO PAI, ABENÇOE SUA VIDA, SUA VOCAÇÃO, MANTENDO-LHE FIEL À SUA MISSÃO. FAÇA DE SUA VIDA UMA DOAÇÃO A DEUS E AOS IRMÃOS.

    ResponderExcluir