sábado, 26 de março de 2011

FAZER MISSÃO – ALGUNS RESULTADOS


Ir. Rosilda  (Pastorinhas) acompanha os missionários durante as visitas às Escolas de Redenção
    
Os professores comentam sobre
 a importância de uma identidade cultural
no sul do Pará. 
 Desde o dia 14 de março de 2011, os seminaristas Aldinei, Francisco, Mateus e Marcos estão visitando as escolas do Sul do Pará. Durante esses dias mais de 2000 alunos da cidade de Conceição do Araguaia participaram das palestras De Culturas para Cultura. Na cidade de Redenção até agora 1750 alunos assistiram as apresentações e ainda faltam muitas escolas. A missão escolar na cidade de Redenção terminará no dia 29 de março de 2011. Escolas que receberam os seminaristas missionários em Conceição do Araguaia: Escola Maria Aparecida Rosa, Escola Professora Bráulia Gurjão, Escola Acy de Barros, Escola 14 de Abril e Escola Crescer. Na cidade de Redenção as escolas que receberam as palestras até o dia 25 de março foram: Escola Palma Muniz, Escola Irmã Gabriela, Escola São Raimundo, Escola Carlos Ribeiro, Escola Casa da Benção de Deus, Escola Tancredo Neves, Colégio Objetivo, Escola Kyaren Pérsia de Alcântara, Escola Professor Ernane e Colégio Christo Rei. Ainda faltam algumas escolas receberem as visitas.

Os alunos ficam impressionados com as apresentaçções
    Após a palestra, muitos alunos comentaram sobre o que foi interessante para eles. Alessandro, aluno do 2º ano do Ensino Médio comentou “gostei da palestra porque fala da nossa cultura e as contribuições dos outros estados para nós”. O aluno Guibson também do 2º ano disse “gostei porque pude ver a minha cultura, como ela era mesmo antes de eu ter nascido até agora. Me ajudou a descobrir a história de Conceição, uma história que eu ainda não conhecia. . Florismar, aluno do EJA afirmou: “achei muito importante o tema apresentado porque na região algumas pessoas se acham melhor do que as outras. A palestra ajudou as pessoas a perceberem que todas são importantes porque tem algo bom a ensinar. Por isso ninguém deve menosprezar o outro”. A aluna Regina, do ensino Médio afirmou: “o tema apresentado foi mais interessante do que o tema do ano passado porque muitos alunos que assistiram a palestra passaram a ter orgulho de ser sul paraense”. Wanessa Mello também do 3º ano, contou: “contribuiu com certeza! Tudo que é do bem é para o bem”. A aluna Joany do 3º ano afirmou: “Foi bom a gente relembrar a nossa história. Tinha coisa que a gente não sabia. Isso enriqueceu nosso aprendizado”. O aluno Wanderson do 3º ano C diz: “Foi bom porque conheci as características do sul paraense. . A professora Vanda, de Geografia contou: “gostei, porque são os valores que estão presentes no dia a dia”. O aluno Carlos ainda comenta :“hoje conheci a diversidade cultural do nosso Estado”.

    A Missão Diocesana continuará com muitos testemunhos positivos dos alunos e lideranças das comunidades. O próximo passo agora é a formação da consciência de cada pessoa para a construção de uma identidade cultural sul paraense.

Alunas concedem entrevitas  aos seminaristas
Mateus e Marcos.


PRÓXIMAS VISITAS

De 02 a 07 de Abril visitaremos as Escolas da Paróquia de Santana do Araguaia. De 12 a 18 de Abril Paróquia Nossa Senhora das Graças. 28 a 03 de Abril as visitas acontecem nas escolas da Paróquia São Geraldo. De 05 a 10 de maio na cidade de Piçarra. De 14 a 20 de maio na cidade de Santa Maria das Barreiras. De 24 a 30 de maio na cidade de Xinguara. De 04 a 10 de junho em Floresta do Araguaia e de 15 a 21 de junho em Rio Maria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário