segunda-feira, 30 de maio de 2011

MISSÃO DIOCESANA - ETAPAS FINAIS DO PRIMEIRO SEMESTRE


Sem. Francisco - Divulgação do Centenário
Desde o dia 13 de março acontece a Missão Diocesana na Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia. Neste ano, nós, seminaristas da Diocese de Santarém tivemos o privilégio de estar participando desta missão justamente no período em que esta Diocese completa seus 100 anos de evangelização no sul do Pará.   
Os missionários deste ano são: (da Diocese de Santarém – Aldinei, Cherlison, Francisco, Mateus e Marcos – da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia – Fabiana e Jaqueline – de uma diocese da França – Seminarista Stanislais).
Sem. Marcos e professores da Dom Luiz Palha
A Missão Diocesana acontece em duas etapas: Missão Itinerante e Missão da Caridade. Na Missão Itinerante os missionários fazem palestras nas escolas de todas as cidades do sul do Pará – neste ano o tema sugerido é sobre a cultura sul paraense, um resgate da história e a formação cultural. Visitamos ainda as comunidades e fazemos palestras para lideranças. A palestra é sobre a Verbum Domini – Um encontro com Deus na Liturgia e na Leitura Orante da Palavra de Deus. Nesta primeira etapa da Missão Itinerante, participam os seminaristas Aldinei, Francisco, Marcos e Mateus. Todos da Diocese de Santarém.
Sem. Mateus em escola da Zona Rural
A Missão da Caridade acontece somente na cidade de Redenção e os missionários contribuem com formação catequética, aula de reforço na Escola Diocesana, Centro Juvenil e auxiliam ainda em algumas pastorais, tais como a Pastoral Carcerária. Também são responsáveis pelo jornal diocesano O Católico. Quanto a Missão Itinerante, acredita-se que neste semestre pelo menos 20 mil alunos possam ter assistido às palestras sobre a cultura.
Eis a lista de cidades e as respectivas paróquias que nos acolheram de braços abertos na Missão itinerante. Cidade de Conceição do Araguaia – Cidade de Redenção: Paróquias Cristo Redentor e Nossa Senhora das Graças – Cidade de Santana do Araguaia: Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Cidade de São Geraldo, Piçarra, Casa de Tábua e  Xinguara. Faltam ainda as cidades de Floresta do Araguaia, do dia 04 a 10 de junho e cidade Rio Maria de 15 a 21 de junho.
Sem. Prata durante uma palestra
Desde já agradecemos o acolhimento de todas as paróquias, escolas e comunidades que também se empenharam no período da Missão Diocesana. E pedimos a Deus Pai que possa nos dar força para continuarmos sempre com esse ardor missionário que tanto nos motiva ao encontro de muitas realidades, pois nestas também percebemos a ação de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário