terça-feira, 3 de abril de 2012

PALAVRA DE VIDA


"Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei." (Jo 15,3)
Certamente o coração dos discípulos, ouvindo essa tão decidida palavra de encorajamento de Jesus, deve ter tido um sobressalto de alegria.
Como seria maravilhoso se Jesus pudesse dirigi-la também a nós!
Para sermos mais dignos disso, vamos tentar compreendê-la.
Jesus acabou de fazer a conhecida comparação da videira e dos ramos. Ele é a verdadeira videira, o Pai, o agricultor, que corta os ramos infrutíferos e poda todo ramo que dá fruto, a fim de que frutifique ainda mais.
Após essa explicação, ele afirma:

 “Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei.” 
“Já estais limpos…”. Mas de que pureza Jesus está falando?
Trata-se daquela atitude de espírito necessária para estar diante de Deus, da ausência daqueles obstáculos (como o pecado, por exemplo) que se opõem ao contato­ com o sagrado, ao encontro com o divino.
Para termos essa pureza é necessária uma ajuda do Alto.
Já no Antigo Testamento o homem havia tomado consciência da sua incapacidade de aproximar-se de Deus contando unicamente com as próprias forças. Era preciso que Deus purificasse o seu coração, lhe desse um coração novo.
Há um belíssimo Salmo que diz:
“… criai em mim, ó Deus, um coração puro” (Sl 51,12).

 “Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei.” 
Pelo que diz Jesus, existe um meio para sermos puros: é a sua Palavra. Aquela Palavra que os discípulos ouviram e acolheram foi que os purificou.
Com efeito, a Palavra de Jesus não é como as palavras humanas. Nela está presente o Cristo assim como ele está presente, de outra maneira, na Eucaristia. Através dela Cristo entra em nós. Aceitando-a, praticando-a, fazemos com que Cristo nasça e cresça em nosso coração.
Paulo VI dizia: “De que modo Jesus se torna presente nas almas? Através da comunicação da Palavra passa o pensamento divino, passa o Verbo, o Filho de Deus feito homem.
Poderíamos afirmar que o Senhor se encarna em nosso íntimo quando nós aceitamos que a Palavra venha viver dentro de nós”.

 “Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei.” 
A Palavra de Jesus é comparada também a uma semente lançada no íntimo de quem crê. Uma vez acolhida, ela penetra no homem e, como uma semente, desenvolve-se, cresce, dá frutos, “cristifica”, tornando-nos semelhantes a Cristo.
Interiorizada assim pelo Espírito Santo, ela tem real­mente a capacidade e a força de conservar o cristão longe do mal: enquanto ele deixar agir em si a Palavra, ficará livre do pecado e, portanto, puro. Só cairá no pecado se deixar de obedecer à verdade.

 “Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei.” 
Como devemos viver, então, para também merecermos o elogio de Jesus?
Colocando em prática cada Palavra de Deus, nutrindo-nos dela momento por momento, fazendo da nossa existência uma obra de contínua reevangelização. Isso para chegarmos a ter os mesmos pensamentos e sentimentos de Jesus, para revivê-lo no mundo, para mostrar a uma sociedade – muitas vezes emaranhada no mal e no pecado – a divina pureza, a transparência que o Evangelho proporciona.
Durante este mês, além disso, quando for possível (ou seja, se também outras pessoas compartilharem nossas intenções), procuremos colocar em prática de maneira especial aquela Palavra que exprime o mandamento do amor recíproco: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Para o evangelista João, que nos traz a frase de Jesus que hoje estamos considerando, existe realmente uma ligação entre a Palavra de Cristo e o mandamento novo.
Esse apóstolo diz que é no amor recíproco que se vive a Palavra com seus efeitos de purificação, de santidade, de impecabilidade, de fruto, de proximidade com Deus. O indivíduo isolado é incapaz de resistir por muito tempo às solicitações do mundo, enquanto que ele encontra no amor mútuo o ambiente sadio capaz de proteger a sua existência cristã autêntica.
Chiara Lubich
1) Insegnamenti di Paolo VI, V, Cidade do Vaticano, 1967, p. 936
Esta Palavra de Vida foi publicada originalmente em maio de 1982
Fonte: ( suplemento mensal da Revista Cidade Nova) www.folcolares.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário