sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Livro traz análise da ação pastoral na Diocese de Santarém (PA)


Após dois anos de pesquisas, será lançado neste sábado, 25 de agosto, o livro “Relevância da dimensão sociotransformadora na ação pastoral da Diocese de Santarém”, de autoria do padre Ademar Santos Ribeiro. Em quatro capítulos, a obra apresenta uma abordagem densa sobre a ação social que a igreja diocesana desenvolve através dos trabalhos pastorais. “A ação pastoral da diocese, à luz de documentos da Igreja, provoca uma transformação social. É uma preocupação constante de nosso trabalho pastoral”, explica o autor.
Padre Ademar Ribeiro

Padre Ademar fez o estudo a partir do Documento de Santarém, que foi o resultado do encontro dos bispos das dioceses e prelazias da Amazônia, realizado em 1972. Pesquisou documentos de assembleias diocesanas, as definições pastorais ao longo das últimas décadas, observando a realidade contextualizada e as decisões tomadas dando rumo às ações pastorais. O estudo foi desenvolvido para o curso que o autor participou em Curitiba (PR), onde obteve o título de mestre em teologia sistemático-pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

O autor é conhecido da diocese, pois já foi coordenador de pastoral, trabalhou em comunidades urbanas e do interior e hoje é o pároco da igreja de São Francisco, no bairro do Caranazal, em Santarém. Recentemente, completou 19 anos de sacerdócio.

(Fonte: CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário