terça-feira, 9 de novembro de 2010

EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA 2010/2010 em SANTARÉM PARÁ

INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES PRÁTICAS

• Para chegar à Vila de Boa Vista do Cuçari, iremos de Barco no dia 17 de dezembro, saindo por volta das 16h. Como as águas do rio Cuçari estarão em nível baixo, o barco ficará a uma certa distância da vila; necessitando, mais ou menos, duas horas em rabeta (canoa motorizada).

• Para tentar combater os focos de malária existentes em algumas comunidades, já estamos fazendo contato com os responsáveis pelo Regional do Serviço de Saúde Pública do estado que tem sede em Santarém.

• No campo da saúde, os moradores da área enfrentam outras dificuldades. Sendo necessário algum atendimento além dos poucos recursos existentes nas comunidades, os missionários (as) serão levados em rabeta até a vila onde se poderá encontrar uma lancha que transporta os doentes até a sede do município (Prainha) ou a Monte Alegre, cidade mais próxima. É assim que os moradores são socorridos!

• A maior parte do deslocamento para as comunidades da Área Pastoral de Santa Maria será feito através dos rios. Especialmente na mini-área do Rio Purus, vamos precisar de algumas horas para chegar às comunidades mais distantes.

• O clima é quente e úmido. A alimentação básica das famílias consiste em arroz, farinha e peixe ou carne. Em dezembro e janeiro, encontraremos manga e bacaba.

• A dormida é sempre em rede. Você logo vai se acostumar e gostar! Nosso seminário já está providenciando as redes para serem usadas nesse período.

• Na área onde acontecerá a experiência missionária não pega celular. Em algumas comunidades, há orelhões.

• Mesmo com estas e outras dificuldades que certamente aparecerão, você missionário (a) está disposto (a) a participar dessa experiência missionária?

• Deixando-nos guiar e formar pela Palavra de Deus, estejamos todos abertos e disponíveis e possamos, com Maria, rezar: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Pedimos também aos missionários (as) que possam trazer: Bíblia, Liturgia das Horas, sandálias (tipo havaianas); lanterna; repelente, lençol, toalha de banho e outros objetos de uso pessoal. É melhor trazer mochila que mala.

Conheça mais sobre a Experiência Missionária clicando aqui http://experienciamissionaria.blogspot.com/



Um comentário:

  1. Parabéns pelo lindo trabalho. Feliz daquele que é escolhido por Deus e aceita o seu chamado. Pois ele mesmo nos diz: eu sou o caminho, a verdade e a vida. Vc é uma pessoa especial. Deus abençõe!

    ResponderExcluir