sábado, 12 de maio de 2012

TU ME CHAMASTE, SENHOR, PARA SERVIR A TEUS DISCÍPULOS


Tu me criaste, Senhor, do corpo de meu pai e me formaste no seio de minha mãe; tu me trouxeste à luz, criancinha nua, porque as leis da nossa natureza seguem perpetuamente os teus decretos.
            Com a bênção do espírito Santo, ordenaste minha criação e existência, não por vontade do homem ou desejo da carne, mas por tua graça inefável. Ordenaste o meu nascimento com um cuidado superior ao das leis naturais; adotando-me como filho, conduziste-me à luz e me incluíste entre os discípulos da tua Igreja santa e imaculada.
Tu me alimentaste com o leite espiritual de tuas palavras divinas. Tu me sustentaste com o alimento sólido do Corpo de Jesus Cristo, nosso Deus, teu santíssimo Unigênito, e me inebriaste com o cálice divino do teu sangue vivificante, derramado pela salvação do mundo inteiro.
Porque nos amaste, Senhor, deste o teu único e amado Filho para a nossa redenção, que ele aceitou voluntária e livremente. E ainda mais: ele mesmo se ofereceu em sacrifícios como cordeiro inocente; porque, sendo Deus, se fez homem e por sua vontade humana submeteu-se, obediente a ti, Deus, seu Pai, até à morte e morte de Cruz (Fl 2,8).
            E assim, ó Cristo, meu Deus, te humilhaste, levando-me em teus ombros como ovelha perdida, e me apascentaste em verdes pastagens; tu me fizeste com as águas da verdadeira doutrina por meio de teus pastores que, alimentados por ti, alimentam por sua vez o teu nobre e escolhido rebanho.
            Agora me chamas, Senhor, pela imposição das mãos de teu pontífice para servir os teus discípulos. Não sei por que razão me escolheste; só tu sabes.
Torna, Senhor, mais leve o peso de meus pecados, porque te ofendi tão gravemente. Purifica minha inteligência e meu coração. Sê para mim como uma lâmpada luminosa que me conduz pelo caminho reto.
Dá-me palavra fácil e concede-me uma linguagem clara e fluente, mediante a língua de fogo de teu Espírito, a fim de que tua presença sempre me assista.
Sê meu pastor, e apascenta comigo, Senhor, para que meu coração não se incline nem para a direita nem para a esquerda; que o teu Espírito bom me conduza pelo caminho reto e as minhas obras se realizem segundo tua vontade, até à última delas.
E tu, nobre vértice da mais íntegra pureza, ilustre assembleia da Igreja, que esperas o auxílio de Deus, Igreja onde Deus habita, recebe de nós a doutrina da fé e isenta de erro, que fortifica a Igreja, tal como foi transmitida por nossos pais.

DAMASCENO, São João. Liturgia das Horas I. Da exposição sobre a Fé,  (Cap 1: PG 95,417-419). (Sec. VIII), Rio de Janeiro, Vozes, Paulinas, Paulus, Ave Maria, 1999.
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário