sexta-feira, 28 de setembro de 2012

I EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA EM PORTO VELHO



Uma ação missionária para uma região de 250 quilômetros de extensão, onde estão 64 comunidades na divisa de Rondônia com os estados do Acre, Amazonas e a Bolívia. É o convite feito por dom Esmeraldo Farias, arcebispo de Porto Velho (RO) aos seminaristas de sua arquidiocese e de todo o país, interessados em conhecer a prática pastoral na região da Amazônia.

O projeto deve receber os missionários entre os dias 28 de dezembro deste ano e 21 de janeiro de 2013. “A programação básica consta de uma preparação mais imediata de dois dias com todos os missionários, para aprofundarmos e rezarmos o sentido da Missão em nossa vida e da nossa vida a serviço da Missão”, afirma dom Esmeraldo.

MapaPortoVelhoA base do trabalho será a Palavra de Deus, inspirado no segundo capítulo da Carta aos Efésios, enfatizando a misericórdia de Deus. Por isso, o lema da missão será “Jesus é a nossa Paz”. “Na preparação, contaremos também com a participação de representantes das comunidades a fim de que possam situar-nos na história e realidade sócio-eclesial em que vivem. Em seguida, em equipe, estaremos vários dias em cada comunidade para as visitas de casa em casa, encontros com lideranças, com pastorais, com crianças, jovens, famílias, celebrações com o povo, caminhadas”, relata o bispo.

A Experiência Missionária é uma etapa importante da formação dos seminaristas da Arquidiocese, e será retomada em outros períodos do ano. Dom Esmeraldo recorda que a dimensão pastoral-missionária é o eixo articulador da formação de presbíteros missionários. Por este motivo, ao final da missão, “o grupo fará uma avaliação e um dia de retiro a fim de recolhermos o que Deus nos fez ver, ouvir e sentir”.

O projeto da Arquidiocese de Porto Velho é aberto à participação de seminaristas de outras dioceses brasileiras. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (69) 3221-2270 ou 3224-1590.

Nenhum comentário:

Postar um comentário