sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Santarém vive clima da Jornada Mundial da Juventude


Tudo pronto para a chegada da Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora, dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude(JMJ). Os símbolos estarão nos dias 03 e 04 de outubro, vindos da diocese de Óbidos. Um grupo de jovens, juntamente com o administrador diocesano, Padre Luis Pinto, viajam dia 02 para aquela cidade para receber os símbolos e trazê-los a Santarém.

Na chegada, dia 03 às 07h, ao Terminal Turístico/praça do Pescador, haverá acolhida pela juventude com salva de fogos, Hino Nacional, da Padroeira da Diocese de Santarém e da Jornada Mundial da Juventude. Em seguida, uma carreata conduzirá os símbolos ao Espaço Pérola do Tapajós – parque da Cidade, onde será desenvolvida uma programação. Temas como “Jovens e o encontro com Jesus”; “Não a todos os tipos de drogas”; “As novas tecnologias: vantagens e riscos”; “compromisso social, cultural e religioso” serão discutidos através de palestras destinados aos jovens de comunidades, paróquias, escolas e movimentos eclesiais. 
Os símbolos da JMJ irão no dia 03, às 09h para os municípios de Belterra e Mojuí dos Campos e retornarão às 17h.
Duas celebrações vão acontecer durante o evento: uma será no dia 03 de outubro, às 19h30, na praça da Matriz; e outra às 12h do dia 04, na igreja São Francisco de Assis, no Caranazal. Esta última vai marcar o encerramento da passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude por Santarém. Todas as regiões pastorais, escolas, movimentos eclesiais são convidados a participar das celebrações.
Os irmãos da prelazia de Itaituba estarão na celebração para receber os símbolos da JMJ, com a presença do bispo da prelazia, Dom Wilmar Santí, e levá-los até à cidade de Itaituba e continuar a peregrinação. 
A programação encerra às 12h do dia 04, dia de São Francisco de Assis, através de uma celebração Eucarística, na igreja de São Francisco, no bairro do Caranazal.
Contatos:
Padre Ademar:  9130-4215
Antonio Gualberto: 9147-7374
  
BOTE FÉ SANTARÉM
Bote Fé é um evento realizado em todas as dioceses brasileiras para acolhida da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora – símbolos da Jornada Mundial da Juventude com o Papa. No Brasil, a Jornada vai acontecer no Rio de Janeiro em Julho de 2013 sendo aguardados mais de cinco milhões de jovens de todo o mundo. Na Diocese de Santarém o Bote Fé será um grande momento para o Encontro Pessoal com Jesus e com Nossa Senhora aos pés da Cruz. Com a animação do Setor Diocesano da Juventude, em um clima de muita alegria, celebração e festa, somos convidados com nossas famílias e comunidades a fazer-se presença.
PROGRAMAÇÃO

Dia 03 de Outubro de 2012 – Manhã/Tarde
07hs: Chegada e acolhida dos símbolos da JMJ na Praça do Pescador – Terminal Turístico Fluvial de Santarém.
07h30: Carreata com os símbolos da JMJ para o Espaço Pérola no Parque da Cidade.
08h00: Acolhida dos símbolos do JMJ no Espaço Pérola com Momento Orante.
08h30: Cerimonial de Abertura com a composição da Mesa das autoridades civis e religiosas.
09hs: Saída dos símbolos da JMJ para os municípios de Belterra e Mojuí dos Campos.
09h15 às12h00: Apresentação dos participantes representantes das regiões pastorais, dinâmicas, lanche, vídeo, palestra e almoço.
13h30 às 17h30: Animação, oração, dinâmicas, palestra e trabalho em grupos.

Dia 03 de Outubro de 2012 – Noite
18h30: Arrastão da Juventude com muita animação e evangelização do Parque da Cidade até a Praça da Matriz.
19h30: Missa Campal na Praça da Matriz com participação de todas as regiões pastorais da Diocese.
21h00: Adoração na Catedral de Santarém.

Dia 04 de Outubro de 2012 – Manhã
07h00: Peregrinação dos símbolos da JMJ da Catedral para FUNCAP e Penitenciária Agrícola de Cucurunã.
08h00: Momento Orante no Espaço Pérola no Parque da Cidade.
08h30 às 11h30: Animação, Trabalho em Grupos, Plenária da Juventude, Palestra.
11h30: Caminhada da Juventude para Igreja de São Francisco no Caranazal.
12h00: Missa de Encerramento e Entrega dos símbolos da JMJ para a Prelazia de Itaituba.
Fonte: (Pascom Santarém)

Nenhum comentário:

Postar um comentário